As campanhas eleitorais não podem servir apenas para o apelo ao voto. O apelo ao voto deve ser feito com base em propostas que interessem aos cidadãos, aos munícipes, neste caso, e essas propostas devem assentar em projectos construídos em conceitos muito claros sobre o que é a realidade municipal e o que é necessário fazer para melhor a qualidade de vida dos Cidadãos.
Consideramos essencial que uma campanha sirva também para esclarecer e para nos esclarecermos. Por isso, nesta página, desenvolveremos e exporemos grandes linhas temáticas como:
1. O Urbanismo
2. Ordenamento do Território e da paisagem.
3. O que é a Imagem de um uma Cidade.
4. O que é que se considera a Boa Forma da Cidade.
5. o que é a paisagem, como é que ela evolui.
6. Paisagem, economia e organização social
7. Paisagem, cultura e territorialidade.
8. Paisagem e organização.
9. Estrutura e organização da paisagem e paisagem culturais.
10. A cidade do presente - o urbanizmo em expansão
Fernando Goitia chama a atenção para o facto de que o desenvolvimento das cidades e das formas de vida urbana ser uma das características da civilização contemporânea. Por volta de 1800, a Europa tinha uma população urbana que não ultrapassava os 3%, hoje já ultrapassa em muito os 50%.
No casa da Madeira, passou-se de uma única cidade, o Funchal, para o presente, onde já existem sete cidades, Câmara de Lobos, Funchal, Caniço, Santa Cruz, Machico, Santana e cidade da Vila Baleira ou do Porto Santo. Antes, falava-se do Funchal e dos Concelhos rurais. Hoje, esse conceito tem de ser revisto, em todas as suas implicações. Pode, quando muito, falar-se em zonas urbanas, suburbanas e rurais e com elementos de ruralidade, nos diferentes concelhos, incluindo o Funchal e todos os outros cuja núcleo urbano ainda não possui a designação administrativa de cidade.
No quase único de Santa Cruz, há a peculiaridade de ser o único Concelho da Região Autónoma em que existem suas cidades: a sede de Concelho, Santa Cruz, e o Caniço. Esse facto deve ser determinante para uma política municipal responsável e visão de futuro, em respeito pelo passado histórico do município e da sua memória, para que o crescimento seja feito em harmonia, em diálogo entre os diferentes tempos históricos e não em conflito entre eles.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário