quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Que conceito de crescimento para um município e os seus espaços urbanos?
Que conceito de crescimento para um município e os seus espaços urbanos?
Não é possível ter uma ideia de desenvolvimento municipal no Concelho de Santa Cruz, sem ter uma ideia dos espaços, o espaço urbano, o espaço rural, o espaço agrícola, o diálogo entre eles. Os núcleos urbanos das diversas freguesias do Concelho, Santo António da Serra, a Camacha, Gaula, o Caniço, Santa Cruz devem crescer em harmonia com o espaço envolvente, que é, normalmente, e, em alguns casos, predominantemente de natureza rural e agrícola.
A abordagem do conceito de espaço não pode, como lembra Fernando C. Goitia, partir de uma só perspectiva . Um espaço, urbano ou rural, pode ser visto sob um número infinito de ângulos. Na ocupação do espaço, «a natureza prepara o local e o homem organiza-o de maneira a satisfazer neles as suas necessidades e desejos», afirma Vidal de la Blache, conceito elaborado sob o ângulo da geografia.
Sob o ângulo da Economia, afirma Pirenne: «Em nenhuma civilização a vida das cidades e dos espaços circundantes se desenvolveu independentemente do comércio e da indústria». No nosso caso, todos conhecemos a deslocação e a venda de produtos agrícolas dos nossos pais e avós no mercado do Funchal. Produziam e comerciavam, muitas vezes com banca própria no mercado, vendendo os produtos agrícolas, pois cada um “da rocha dura desbravou a terra para lançar do pão a semente”. Mais recentemente, a indústria hoteleira que se foi instalando no Concelho.
O conceito e o ângulo da política que conhecemos da cidade desde Aristóteles, que dizia “a cidade [a vila, a freguesia, o sítio] implica um certo numero de cidadãos”.
Já Mumford, segundo o ângulo da sociologia afirma que «a cidade, [a vila, a freguesia] são a forma e o símbolo de uma relação social integrada». Estará essa relação social integrada a ser respeitada quando crescem as margens da exclusão social em tempos de crise terríveis, sem as necessárias medidas sociais atenuantes, com o desemprego a crescer de forma dramática?
Há a ainda o conceito de espaço urbano segundo o ângulo da arquitectura e da arte, segundo Alberti, de acordo com o qual a qualidade arquitectónica de um espaço ou de um núcleo urbano está directamente ligado à ideia de cidade, e a solidez das instituições costuma avaliar-se pela dos muros que a protegem.
A crer nestes diferentes conceitos, e partindo deste último, que ideia podemos fazer da solidez da política municipal da actual equipa camarária, olhando, por exemplo, para o caos urbanístico instalado na Cidade do Caniço, como muito bem já disse o nosso candidato a Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Engenheiro Óscar Teixeira?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário